sexta-feira, 30 de maio de 2008

Convocação a Juventude Negra

Brasil, 29 de maio de 2008.

A TODAS E TODOS JOVENS NEGROS DO BRASIL

A Coordenação Provisória do Fórum Nacional de Juventude Negra convoca os jovens negros e negras do Brasil para participar da Assembléia de Lançamento do Fórum Nacional de Juventude Negra, a ser realizada nos dias 25, 26 e 27 de julho de 2008, no estado de São Paulo, no município do Guarujá.

Lançar o Fórum Nacional de Juventude Negra é cumprir uma demanda referendada pela plenária final do Encontro Nacional da Juventude Negra/ENJUNE, procurando articular e promover uma maior participação política e social do (a)s jovens negros (as) de todo o país. Este fórum consolidará as deliberações do ENJUNE e funcionará também para implementar e coordenar as ações apontadas pelo relatório final daquele Encontro, dando direcionamento a construção de um novo panorama social para o contexto juvenil étnico/racial de nosso país. Este Fórum pauta-se em uma perspectiva afrocentrada aglutinando sobre diferentes focos e realidades, os direcionamentos, demandas e consensos importantes para juventude negra como o combate ao extermínio da juventude negra, ao racismo institucional e a defesa da implementação, em caráter de urgência, de reparações e ações afirmativas para o povo negro brasileiro.

Certos de que somos meros representantes de nossos estados nessa Coordenação Provisória, lembramos aqui que o diálogo é importantíssimo para o êxito dos trabalhos dentro dessa nova articulação de juventude negra nacional. O desafio de honrar o compromisso que apalavramos em Lauro de Freitas/BA frente ao nosso lema “Novas Perspectivas na Militância Étnico-Racial” é de cada um (a) de nós, jovens negras e negros.

Prestamos abaixo informações complementares e nos comprometemos a enviar em breve outros informes sobre o evento, referentes à metodologia, programação, calendário, mobilizações nos estados e infra-estrutura.

1. Como participar
A Assembléia de Lançamento do Fórum Nacional de Juventude Negra pretende reunir os diversos segmentos organizados de juventude negra, bem como outros/as jovens negros/as que tenham interesse em participar e contribuir com o processo. Basta você entrar em contato com os/as representantes de seu estado ou acionar direto à Coordenação Nacional através do e-mail: forumnacionaldejuventudenegra@yahoo.com.br .


2. Etapas Preparatórias
A Assembléia Nacional será precedida de etapas estaduais, e em alguns casos de etapas municipais e regionais. Essas etapas deverão acontecer entre os dias 14 de junho a 15 de julho, sob a responsabilidade dos Fóruns Estaduais ou Comissões Organizadoras locais.
Nas etapas preparatórias deverão ser gerados Relatórios que subsidiarão a Assembléia Nacional. Esses Relatórios deverão ser encaminhados até o dia 17 de Julho de 2008.

3. Delegação Estadual
A delegação de cada estado será composta por 15 (quinze) delegados/as e mais 3 (três) observadores/as e 2 (dois) convidados/as.
Dentre os delegados/as eleitos/as é necessário, no mínimo, contemplar um/a quilombola, uma pessoa deficiente e um/a militante LGBT. Além disso, será observado à proporcionalidade de 50% para cada gênero, fora os já mencionados, entre os/as componentes da delegação.

4. Infra-estrutura
Cada estado terá que arcar com suas despesas de transporte até o local do evento. A Coordenação Nacional se compromete a disponibilizar alimentação, hospedagem e recursos materiais necessários aos/as participantes durante a atividade.

5. Contatos
Confira no Blog do Fórum (
http://forumnacionaldejuventudenegra.blogspot.com/) os contatos dos representantes nos estados.

Um forte Axé,

COORDENAÇÃO PROVISÓRIA – FÓRUM NACIONAL DE JUVENTUDE NEGRA


Encontre-nos:
Comunidade do Fórum Nacional da Juventude Negra no Orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=50584513
Blog do Fórum Nacional da Juventude Negra
http://forumnacionaldejuventudenegra.blogspot.com/
Grupo de discussão do Fórum Nacional da Juventude Negra no yahoo
http://br.groups.yahoo.com/group/fonajune/
E-mail: forumnacionaldejuventudenegra@yahoo.com.br

Um comentário:

wanderson disse...

Nós aqui do maranhão estamos esperando vir alguém que faz parte dessa comossão provisoria para poder-mos iniciar os trabalhos, pois todos sabemos que o maranhão é um lugar onde tem muita gente afro e não pode ficar de fora dessas articuações.

espero respostas...

wanderson moraes
e-mai; wanderson.moraes@hotmail.com
msn: wand_moraes2hotmail.com